Teologia Missionária e o Novo Testamento
A Teologia Missionária do Novo Testamento é fácil de ser estabelecida. O livro de Atos é o autêntico registro missionário dos apóstolos e da Igreja Primitiva e de que todas as epístolas foram escritas para a igreja estabelecidas através de esforços missionários. Com relação aos evangelhos, com exceção de Mateus, até mesmo os Evangelhos foram escritos para igrejas missionárias. O Novo Testamento é mais a teologia em ação do que em razão e conceito. Ele é “teologia missionária”.
A Grande Comissão
A Grande Comissão, a responsabilidade de evangelizar o mundo, é enfatizada nos evangelhos, porém não é realçada nas epístolas. Devemos entender porém que, enquanto os apóstolos não ordenam missões, os grandes ideais nas epístolas as implicam enfaticamente. Essa ênfase é muito evidente nos escritos do apóstolo Paulo.
O Momento Duplo
O Novo Testamento apresenta um momento duplo: o vertical e o horizontal. O horizontal é predominantes em Atos dos Apóstolos, enquanto o vertical, nas epístolas. Juntos, eles formam uma unidade divina que equilibra o cristianismo e as igrejas. Sempre devemos mantê-los juntos. Então, para aprofundarmos mais este assunto, trataremos nos próximos posts da visão e motivação apostólica, com um foco especial no ministério do apóstolo Paulo.
Aplicação
- Podemos afirmar que a igreja é missões e missões é a igreja?
- Como tem sido meu testemunho pessoal?
- Elabore um organograma que demonstre o momento duplo do Novo Testamento.
PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. Rio de Janeiro: Casa Bíblica das Assembléias de Deus, 2000, p. 159 – 162.