Dados gerais:
População: 19 milhões. Capital: Luanda (4,8 milhões).
Cristãos: 17,9 milhões. Cristãos evangélicos: 4,3 milhões.
Religião: Cristã.
Religião que mais cresce: Islã.
Maiores grupos étnicos: Ovimbundo (25,5%), mbundu (22,9%), kongo (12,9%), luvale (8,1%), chokwe (5,0%), mestiços (1,2%), khoisan (0,6%).
Idioma oficial: Português. Total de idiomas: 41.
Economia: Um dos países mais ricos em recursos naturais (petróleo, diamantes, minerais, terras cultiváveis), mas a pobreza é generalizada. Sua infraestrutura foi devastada pela guerra, mas está agora em reconstrução.
Política: Antiga colônia portuguesa (450 anos). Um golpe marxista pôs fim ao governo colonial (1975). A guerra civil desalojou milhões de pessoas, com 900.000 mortes. Houve um acordo de paz em 1990, mas a luta retornou entre 1998 e 2002. Eleições no parlamento (que escolheram o presidente) foram feitas em 2008. Algumas lutas separatistas ainda acontecem em Cabinda.
1 – Quarenta anos de guerra praticamente constante (1962-2002)
Devastaram Angola. Civis inocentes foram os que mais sofreram. A luta destruiu estradas, escolas, hospitais, casas e igrejas. Milhões fugiram de seus lares. Minas terrestres aleijaram mais de 80.000 pessoas. De 70% a 90% da população vive na pobreza. Profundas feridas psicológicas, sociais e espirituais levarão anos para serem curadas.
Louve a Deus pela paz e pelo retorno de muitos a seus lares. A ajuda da Igreja leva ao caminho da reconciliação à medida que o país trabalha na reconstrução.
2 – O cristianismo bíblico cresceu
Mesmo em meio à guerra e à pobreza. O primeiro presidente, um marxista, prometeu erradicar o cristianismo em vinte anos. Ele fracassou. O número de evangélicos cresceu quatro vezes de 1990 a 2010.
A Igreja precisa de muita oração para superar as feridas do conflito. Ore por perdão e amor em ação. Apenas algumas congregações possuem pastores bem preparados. Crenças falsas, desconhecimento da Bíblia, feitiçaria e práticas animistas poluem muitas vidas e igrejas. O islã cresce, com sua mensagem simples e apoio financeiro estrangeiro. Ore por unidade cristã, vida santificada e fé bíblica.
3 – Jovens e crianças
O marxismo e a guerra deixaram uma geração cheia de cicatrizes, privada de oportunidades de educação e segurança física. Esta geração é a primeira em décadas a conhecer a paz. A maioria dos cristãos angolanos tem menos de 25 anos.
Ore para que escolas fundamentais e de ensino médio sejam reconstruídas, recebam profissionais e fiquem cheias.
4 – A presença missionária estrangeira
Foi um bom testemunho durante os anos de sofrimento. Ministérios devem agora passar da ajuda humanitária para o desenvolvimento e do evangelismo para o discipulado e o preparo formal. A maioria das missões trabalha de maneira holística e ministra tanto às necessidades físicas como às espirituais.
Ore por ministérios como a World Vision International, a Samaritan’s Purse e outros com trabalho concentrado em cuidados básicos de saúde, educação, treinamento vocacional e prevenção de doenças.
Fonte: Adaptado de MANDRYK e WALL (2017).
MANDRYK, Jason; WALL, Molly. Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo. Tradução Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, p.28-29, 2017.

