Leia, entenda e ore pelo Paraguai
Dados gerais
População: 6,5 milhões.
Capital: Assunção (2 milhões).
Cristãos: 6,2 milhões. Cristãos evangélicos 393.000.
Maior religião: Cristã.
Religião que mais cresce: Sem religião.
Maiores grupos étnicos: Os de fala hispânica/guarani (90%), ameríndios (1,9%), alemães (3,1%), espanhóis (1,9%).
Idiomas oficiais: Espanhol e guarani (90% compreendem o idioma, mas apenas 8% falam guarani). Total de idiomas 27.
Economia: Poucos recursos naturais além da agricultura e do vasto potencial hidroelétrico. A corrupção atrapalha o desenvolvimento. Apenas 1% da população possui 77% das terras, o que cria ampla pobreza e uma subclasse de camponeses sem terra.
Política: Independente da Espanha desde 1811. Enfrentou guerras devastadoras ( 1864-1870, 1932-1935) e uma ditadura corrupta (1954-1989). Recentes reformas democráticas e econômicas movem o Paraguai lentamente para a frente na política e em redes de comércio.
Principais tópicos de oração
1 – O Paraguai sofreu durante dois séculos com guerra e governo ruins. Líderes nacionais eram corruptos, tolos ou as duas coisas. Agradeça a Deus pelas mudanças recentes. Ore pelos líderes atuais do Paraguai, a fim de que sejam corretos e sábios e venham a servir as pessoas sofredoras do país.
2 – A igreja Católica Romana domina a vida espiritual e política do país. Poucos da maioria hispânica e guarani têm um grande relacionamento vivo com Cristo. Ore por um despertamento espiritual.
3 – Muitos dos crentes do Paraguai são imigrantes: alemães (menonitas e luteranos), brasileiros (pentecostais), ucranianos (batistas e pentecostais), coreanos (presbiterianos) e chilenos. Os menonitas trabalham com povos indígenas na região do Chaco. Os coreanos também os alcançam. Ore por uma visão missionária nas igrejas imigrantes, para alcançar as culturas com o evangelho.
4 – Agradeça ao Senhor pelo crescimento da Igreja evangélica. As igrejas pentecostais/carismáticas do Brasil, do Chile e da Argentina, em especial, tiveram bom crescimento. Ore por unidade cristã e colaboração entre as tantas denominações evangélicas diferentes. Uma associação de pastores trabalha para promover estratégias nacionais a fim de evangelizar todo o país e ajudar igrejas rurais isoladas. Ore para que igrejas locais abracem o desafio dos não alcançados e necessitados dentro do Paraguai e além. Trabalhadores plantaram igrejas entre muitos dos 21 grupos ameríndios locais. Ore para que o evangelho crie raízes e cresça nesses e nos demais grupos minoritários.
5 – O país ainda precisa de missionários para servir na Igreja paraguaia e fortalecer a liderança nacional. Existem oportunidades em plantação de igrejas, treinamento de liderança, missão holística e, especialmente, educação. Muitas crianças pobres, em idade escolar, trabalham em vez de estudar. Escolas, cursos para professores e melhorias na educação e na alfabetização ajudarão a transformar o Paraguai. A Sociedade Missionária Cristã, a Missão América Latina e outras trabalham nessas áreas vitais.
6 – Ore pelas crianças, contra abusos de uma forma geral e para que recebam uma revelação da paternidade de Deus em suas vidas. Ore também pelo fortalecimento das famílias.
Fonte: Adaptado de MANDRYK e WALL (2017).
MANDRYK, Jason; WALL, Molly. Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo. Tradução Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, p.132-133, 2017.