Leia, entenda e ore pelo Haiti.
Dados gerais:
População: 10,2 milhões. Capital: Porto Príncipe (2,1 milhões)
Cristãos: 9,7 milhões. Cristãos evangélicos: 1,6 milhão.
Maior religião: Cristã.
Religião que mais cresce: Religiões étnicas
Maiores grupos étnicos: Afro-caribenhos (94,3%), mulatos (eurafricanos, 5,4%).
Idioma oficial: Francês. Muitos falam o criolo Haitiano, o inglês ou o espanhol.
Economia: É o país mais pobre do hemisfério ocidental. Envio de recursos por parte de haitianos que vivem no exterior e fundos de ajuda são as principais fontes de renda.
Política: A primeira república negra do mundo, criada em 1804. Desde então, possui uma história de derramamento de sangue, ditaduras e golpes militares.
1 – O terremoto de 2010 foi um desastre horrível. Mais de 230.000 pessoas perderam a vida e mais de 1 milhão de pessoas perderam suas casas. O povo do Haiti respondeu com oração e arrependimento. O presidente chamou o país a três dias de oração e jejum, e mais de 1 milhão de pessoas compareceram. Ore para que esse retorno para deus mude a vida espiritual do Haiti! A cura dessas feridas exige tempo, cuidado e amor de Deus. Esforços para reconstruir levarão anos. Ore pela ajuda generosa de nações mais ricas e agências de ajuda. Ore também para que os recursos cheguem aos mais necessitados e para que haja esperança.
2 – Tirania, crueldade e escravidão espiritual povoam a história do Haiti. O genocídio espanhol conta os índios arawaks, a escravidão espanhola e francesa e os líderes brutais do próprio Haiti produziram por séculos um espírito de violência. O vodu (uma religião animista de espíritos) cria medo por toda a sociedade. Muitos católicos praticam algum vodu. Ore para que o poder do Espírito Santo supere as forças do mal. Ore para o Espírito Santo purifique a Igreja. Peça a Deus que, em nome de Jesus, amarre os espíritos poderosos que estão por trás do voduísmo, de modo que a nação possa ser completamente dedicada ao Senhor.
3 – Igrejas evangélicas e protestantes cresceram em número graças a evangelismo, atos de amor e uma posição abertamente contrária ao voduísmo. Crentes estrangeiros e locais trabalham juntos melhor do que nunca e estão vendo cada vez mais fruto! As igrejas alcançam as áreas rurais e os analfabetos. Contudo, elas têm muitas necessidades. As denominações se separam e dividem os cristãos. Pobreza, idioma (criolo) e analfabetismo limitam o estudo para os líderes das igrejas. Ore por pureza espiritual e para que o amor e o poder de Cristo brilhem por intermédio dos crentes.
4 – A situação econômica do país leva muitos ao desespero. A corrupção é disseminada e a criminalidade, elevada. Milhões fugiram para os Estados Unidos e outros países caribenhos, e alguns sofrem como refugiados ilegais. O país possui ainda o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das Américas e um dos piores do mundo.
5 – Os jovens e as crianças do Haiti precisam de oração especial. Os adolescentes enfrentam a pobreza, desemprego, analfabetismo e confusão. Muitos se voltam as armas e às gangues. Cerca de 10% das crianças do Haiti (300.000 a 400.000) são restavesks (termo com origem na palavra criola stay-whiths, usada para se referir a crianças que são mandadas para o trabalho porque os pais não têm condições de sustentá-las). As pessoas podem comprar e vender essas crianças, que trabalham sem frequentar escolas nem receber cuidados de saúde. Peça a Deus que leve compaixão e amor a esses pequeninos.
Fonte: Adaptado de MANDRYK e WALL (2017).
MANDRYK, Jason; WALL, Molly. Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo. Tradução Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, p.123-124, 2017.