Leia, entenda e ore pelo Brasil
População : 195,4 milhões, Capital Brasília (3,9 milhões).
Cristãos: 178,6 milhões, Cristãos Evangelicos 51,3 Milhões.
Maior religião: Cristã
Religião que mais cresce : Sem religião.
Idioma oficial: Português. Total de idiomas 193.
Economia: O crescimento recente, que tornou o país uma potência econômica, corre o risco de um retrocesso. Com uma imensa carga-tributária; um estado inchado, deficitário e ineficiente; um sistema tributário que não promove a justiça; a manutenção de privilégios de algumas classes, especialmente na esfera pública; os investimentos e o crescimento econômico têm retrocedido.
Política: República federativa, Democracia multipartidária desde 1985. O país tem vivido uma profunda crise política, com denuncias generalizadas de corrupção e retrocessos significativos na qualidade da educação. Nos últimos anos, a operação Lava-Jato revelou um profundo esquema de desvios, envolvendo estatais, grande empresas, políticos e até ex-presidentes. O Judiciário necessita de profundas reformas, para que a justiça, especialmente contra poderosos, seja mantida e aplicada com equidade.
- Os evangélicos do Brasil cresceram de 2 milhões em 1960 para mais de 50 milhões em 2010. Eles compõem uma das maiores populações evangélicas do mundo e são muito fortes em reuniões e movimentos de oração. Grandes reuniões, redes de mulheres, eventos como o dia Global de Oração e a Marcha para Jesus reúnem grandes massas para oração e celebração a Jesus. Louve a Deus pelos guerreiros de oração brasileiros!
- A sociedade brasileira melhorou nas últimas décadas, mas enfrenta enormes desafios. A prestação de contas e a transparência no governo começaram a mudar a corrupção disseminada. A oportunidade econômica cresceu, mas a pobreza afeta dezenas de milhões, e muitos ainda vivem em comunidades dominadas pelo crime. O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de drogas ilegais e tem a maior taxa de homicídio por arma de fogo. É preciso haver sérias mudanças espirituais, sociais e econômicas. Ore para que os governos futuros busquem pôr fim à corrupção. Ore para que haja uma resposta sábia da Igreja.
- O Brasil é espiritualmente aberto, mas é necessário orar para que as pessoas que sofrem opressão espiritual sejam libertas por meio do poder e da verdade de Jesus.
- Os evangélicos enfrentam sérios desafios. Um número excessivo de grupos dá mais atenção ao crescimento numérico que ao discipulado. Isso leva a igrejas imaturas, ao erro espiritual e à mudança constante de crentes de uma igreja para a outra. Soma-se ao problema a “teologia da prosperidade”. Estilo de vida de celebridade, escândalos e falta de prestação de contas entre pastores prejudicam as igrejas. Ore por líderes dedicados à humildade e à fidelidade. Um maior compromisso com a formação pastoral é encorajador, mas com mais de 200.000 congregações ainda há muito trabalho a realizar. Ore também por maior unidade e cooperação. A diversidade de igrejas é uma bênção, mas às vezes leva à rivalidade e ao ciúme.
- O Brasil tornou-se nação líder no envio de missionários em uma geração. Quase 2000 missionários protestantes, independentes e anglicanos saíram do país. A fé, a energia, a adaptabilidade e o talento (esportes, música, dança) brasileiros abrem portas! Infelizmente, preparação ruim e falta de apoio as vezes minam seus esforços. Ore para que mais igrejas tenham uma visão de missões. Peça ao Senhor da colheita que envie e sustente esses trabalhadores. Ore para que eles perseverem e deem fruto.
- Muitas regiões do Brasil ainda carecem da presença evangélica. A Região Nordeste, pobre e menos desenvolvida, tem o menos percentual de evangélicos, especialmente Piauí e Ceará. Ore por uma resposta maior ao evangelismo pentecostal ali realizado. As cidades possuem muitas igrejas, mas também muitas necessidades. Quase 1/3 da população das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo vivem em comunidades dominadas pelo crime. Os ricos e poderosos, assim como as minorias étnicas, possuem poucos evangélicos. As guerras entre chefes de facções criminosas e a polícia costumam transformar inocentes em vítimas. O Brasil tem 8 milhões de crianças em situação de risco, 7 milhões de crianças em trabalho infantil e 600.000 meninas na prostituição. Igrejas e agências ajudam crianças por meio de orfanatos e ministérios de formação profissional, mas não é suficiente. Ore por ministérios cristãos em todas as áreas de necessidade.
- Povos Indígenas. A bacia do rio Amazonas tem 36.000 comunidades, nas quais não há nenhuma igreja. A maioria delas só pode ser alcançada por barco. A plantação de igrejas é difícil em razão do isolamento e da pobreza, mas várias organizações enviam barcos missionários. Ore também por sensibilidade na ministração aos grupos ameríndios espalhados pelo Brasil. Esses povos indígenas sofreram séculos de opressão, exploração e coisas piores. Os problemas ainda persistem. Peça também a Deus que abençoe os 45 esforços de tradução da Bíblia em andamento e que envie obreiros para ajudar no trabalho com as dez línguas que ainda carecem das escrituras.
- É necessária uma visão maior para alcançar os imigrantes que chegam ao Brasil. A maior comunidade japonesa fora do Japão vive no Brasil (cerca de 1,5 milhão). Muitos afirmam ser católicos, mas sua pratica espiritual é misturada com o xintoísmo e o budismo. Mais de 200.000 chineses étnicos vivem agora no Brasil, e múltiplas agencias planejam alcança-los. Os judeus têm poucos seguidores de Cristo, e o mesmo se dá entre os mulçumanos árabes e turcos. Ore para que a Igreja encontre meios eficazes de alcançar esses grupos.
Adaptado de MANDRYK, Jason; WALL, Molly. Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo. Tradução Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, p.103-104, 2017.
Foto: http://crossfit9dejulho.com/bandeira-brasil/. Acesso: 29/05/2018.