Conheci o Ezechiel Ismé no Haiti em 2010, após o terremoto que assolou o país. Ele dormia no chão da casa de um pastor e auxiliava aquele ministério em tudo que necessitavam, demonstrando um amor especial pelas crianças da região. Com recursos escassos e em um tempo de profunda desesperança, ele era tudo que aqueles pequenos tinham no bairro Delma 31, em Porto Príncipe.
Ao longo dos anos, a história de Ezechiel ganhou outro rumo, sendo transformado por Deus e cada vez mais cheio da convicção de sua missão e da compaixão de Cristo para cumpri-la. Ele se casou e construiu uma linda família, tendo três filhos atualmente. Ezechiel se tornou um grande líder das frentes de socorro e discipulado de muitas crianças e famílias, contribuindo para mudanças profundas em suas histórias e perspectivas de vida.
Em um trabalho conjunto, construímos uma base para o socorro de crianças e famílias, que está em fase de ampliação e também se tornou um local com serviços como cursos profissionalizantes e espaços de atividades lúdicas para as crianças e adolescentes. Apesar da situação de extrema violência que o Haiti tem enfrentado em decorrência da guerra civil, cheio de amor, esse importante líder tem perseverado com as frentes de socorro, resistindo em meio aos desafios.
A influência de Ezechiel e o impacto do seu serviço em sua nação tornou-se perceptível para os que estavam ao redor e, recentemente, um conselho de líderes cristãos evangélicos do país reconheceu-o como pastor, validando oficialmente sua função no país.
Quando olhamos para a vida de Ezechiel, enxergamos o que o Evangelho e o amor de Deus são capazes de fazer em nossas vidas. Ele era um jovem de uma família muito pobre do interior do Haiti, um dos países com menor índice de IDH do mundo, e se mudou para a capital para “tentar a sorte”, especialmente através dos estudos. Mas hoje, ele se tornou um grande líder, certo de sua identidade de filho de Deus e participante de Sua obra na terra, que tem inspirado a nova geração.
Diante dessa impactante história, quero primeiramente agradecer a Deus e a cada um de vocês que tem participado conosco no socorro de crianças altamente vulneráveis nas nações, bem como na formação de líderes que toquem os pequeninos de cada uma delas. Para além do agradecimento, desejo também lhe encorajar a se render verdadeira e inteiramente a Jesus, para que nosso testemunho possa tocar e transformar cada vez mais vidas nessa geração.
Leia outros artigos em:
Siga o Pr. Leonardo Paulino no Instagram: https://www.instagram.com/leonardopaulino.oficial/
_______________
Leonardo Paulino é casado com Mônica Porto e pai de dois filhos. Há mais de 10 anos ele tem dedicado sua vida a missões como líder e fundador da Nations Help, uma organização cristã responsável pelo socorro de crianças altamente vulneráveis nas nações. É pastor e missionário da CCZS em BH, MG; foi professor universitário e docente do Instituto Haggai; graduado em Administração, especialista em Gestão Empresarial (FGV) e mestre em Administração (FUMEC). Cursou Teologia Ministerial (CPN) e Liderança Avançada pelo Haggai Institute (EUA). Sua atuação missionária em nações como Haiti, Paraguai, Venezuela, dentre outras, envolve o estabelecimento de operações de socorro que têm transformado o futuro nova geração.