De uma tenda
Aime é uma criança de 5 anos que encontramos em maio de 2014 em sua escola Mixte Regard Divin. Ela ingressou em nosso programa de socorro, por ter sido diagnosticada com risco de desnutrição, após uma análise de uma profissional de saúde. Detectado o risco de desnutrição, decidimos visitar sua moradia. Ao entrarmos dentro do acampamento, ela veio correndo sorrindo imensamente, alegre em nos receber. Uma experiência que jamais esqueceremos.
Descobrimos que Aime e a sua família moravam em uma tenda, montada com madeira, ferro e lona, de aproximadamente 15 m2. Sua estrutura familiar é formada por uma mãe que perdeu o marido e que precisa todos os dias lutar muito para suprir necessidades básicas, como água e alimento. Quando a questionamos sobre quais seriam seus principais desafios, ela nos respondeu que era alimento e um local mais digno para morar.
Para um novo futuro!
Após ingressar em nosso programa de socorro, Aime começou a receber uma alimentação especial para combater a desnutrição e sua família alimentação seca (básica). Conseguimos também alugar um local mais digno para essa família.
O resultado? Uma incrível transformação e renovo para todos. Segundo o líder haitiano que acompanha a menina, não somente ela ama a escola, mas é mais feliz, melhorou seu desempenho escolar e consegue dormir melhor. Atualmente, sua mãe está recebendo treinamento bíblico e no futuro precisamos avançar no desenvolvimento de programas para que a família se torne autossustentável. Um programa de longo prazo, que transformará o futuro das novas gerações e do Haiti. Agradecemos a todos que têm participado conosco em nossos programas. Que possamos juntos transformar a vida de crianças e famílias nas nações mais vulneráveis da terra.
Leonardo Paulino Luz