Programas de geração de renda são implantados em Porto Príncipe, no Haiti
Gerar renda em uma nação como o Haiti, onde há escassez em todas as esferas e muitas adversidades sociais, culturais e econômicas, é profundamente desafiador. A maioria das famílias haitianas lutam diariamente por comida, água, educação, saúde, saneamento e moradia. O país enfrenta constantemente ameaças naturais como terremotos e furacões, porém em muitos corações temos semeado a fé necessária para a transformação.
Agosto de 2018: Abertura da oficina de artesanato em Delma 31, Porto Príncipe
A Nations Help realizou uma viagem com uma equipe em agosto de 2018 que, diante das diversas necessidades, decidiu ofertar recursos para compra de uma máquina de corte e costura. A máquina foi comprada há poucos dias e aumentará as habilidades e a produção de produtos que ajudarão na geração de renda para as famílias do programa. Em janeiro de 2019, os pais das crianças receberão treinamento para produção de sandálias e pulseiras e novas oportunidades para as famílias surgirão.
2018: Abertura da oficina de artesanato em Cité Soleil
A missionária Marileide, responsável por operações de socorro que assistem atualmente 210 crianças em um dos bairros mais pobres e sem perspectivas do Porto Príncipe, Cité Soleil, tem treinado 20 pessoas, dentre elas, líderes e mães das crianças, na produção de artesanatos diversos para serem vendidos e aplicados na geração de renda. Essa linda inciativa tem devolvido às famílias e líderes a auto-estima e a expectativa de um futuro cheio de esperança e novas oportunidades. Além de ter implementado este projeto nesse ambiente, ela também foi instrumento de inspiração sobre a vida do Miss. Ezechiel, líder de outra frente da Nations Help em Porto Príncipe (Delma 31), onde 98 crianças são assistidas com alimentação, auxilio educação, escola de adoração, aula de inglês, português, estudo bíblico e discipulado. Ao receber conhecimento técnico da Marileide, Ezechiel decidiu prontamente ensinar pré-adolescentes técnicas para produção de pulseiras e sandalhas personalizadas, trazendo dignidade e alegria às suas famílias por acreditarem que é possível realizar sonhos em um lugar cheio de desesperança.
2014: Definição de um modelo
Em 2014 escrevemos nosso modelo de atuação para o socorro, que envolvia, quando possível, a participação das famílias das crianças mais vulneráveis nos programas (leia sobre a NH no decorrer dos anos), e tinha, como última etapa, a implantação de projetos de geração de renda (desenvolvimento social). No decorrer dos anos foi extremamente desafiador implantar programas com sustentabilidade de longo prazo, mas perseveramos, sabendo que essa visão estava no coração de Deus.
Agradecimento
Queremos agradecer aqueles que acreditam juntamente conosco e nos ajudam a realizar sonhos. Que Deus retribua cada um de vocês de uma forma especial e que juntos possamos prosseguir na transformação do futuro da nova geração!