Leia, entenda e ore pelo Camboja.
Dados gerais:
População: 15,1 milhões. Capital: Phnom Penh
Cristãos: 471.000. Cristão evangélicos 240.000
Religião: Busdista
Religião que mais cresce: Cristã
Maiores grupos étnicos: Khmers (86,9%), vietnamitas (4,2%), chineses (4,1%).
Idioma oficial: Khmer. Total de idiomas: 25.
Economia: É um dos países mais pobres do mundo, dependente da ajuda estrangeira. Há progresso significativo no desenvolvimento econômico, mas ainda não ajuda os pobres na área rural. Agricultura, fábricas de roupas e turismo são os principais geradores de renda. Extração ilegal de madeira e comércio sexual tornam alguns poucos bastante ricos e levam muitos a sofrer.
Política: Uma monarquia cerimonial. Reinos poderosos governaram entre os séculos 1 e 14. O país ficou preso pelos 500 anos seguintes em conflitos regionais e globais. O grupo extremista marxista Khmer Vermelho (a partir de 1975) promoveu um dos mais horríveis massacres do século 20. É uma democracia desde 1993.
1 – Trevas espirituais permanecem no Camboja, vindas dos muitos templos de espíritos, das poderosas garras que se opõem à Verdade e da perda disseminada da moral. Somente as orações poderão eliminá-las. O inimigo das almas faz as pessoas sofrerem sob terríveis abusos e pobreza opressiva. O tráfico sexual e de drogas exerce poder sobre muitas pessoas. Criminosos exploram o grande número de crianças e jovens desprotegidos. Ore para que a luz do evangelho brilhe sobre as vidas individuais e todas as estruturas sociais do Camboja. Interceda especialmente pelas crianças , adolescente e jovens, vítimas de abuso e exploração. Os cristãos podem fazer diferença nas áreas de justiça, reabilitação, orfanatos, saúde e desenvolvimento. O Camboja também precisa de ajuda interna em projetos de agricultura, piscicultura, gerenciamento de água e educação.
2 – O povo cambojano precisa de liberdade e libertação de pecados, ódio, sofrimento e abuso do passado. Isso acontece por meio do sangue de Jesus. O violento regime Khmer Vermelho (1975-1979) destruiu milhões do seu próprio povo. Peça a Deus que cure as profundas feridas psicológicas por meio do Espírito Santo e do ministério de aconselhamento. Muitos dos que pertenciam ao Khmer Vermelho e tomaram parte do genocídio hoje seguem a Jesus. Ore para que eles vivam na plenitude do perdão de Deus pelos crimes do passado. Os cristãos podem trazer paz e reconciliação.
3 – A Igreja cambojana sobreviveu a uma grande provação e cresceu! Missionários trabalharam por 47 anos antes de começar o grande avanço do evangelho e, então, o genocídio chegou e destruiu a maior parte da Igreja. Cerca de 90% dos cristãos morreram ou fugiram para campos tailandeses de refugiados. Deus produziu enorme colheita no meio daqueles campos, mas apenas alguns milhares de crentes sobreviveram dentro do Camboja. Porém, as igrejas se espalharam para todas as províncias durante a década de 1990 e, agora, 470.000 cristãos adoram a Deus ali! As igrejas precisam de liderança madura e bem treinada. A maioria das pessoas instruídas morreu no massacre do Khmer Vermelho (comunismo). Orem para que os pastores tenham sabedoria, santidade e poder no Espírito.
4 – Missão Kampuchea 2021. As igrejas nacionais compartilham essa intenção de ver a igreja presente em todas as vilas e grupos étnicos do Camboja até 2021. Atualmente, 11.000 vilas precisam de uma igreja. Ore pelos budistas, menos alcançados, pelos 18 grupos tribais não evangelizados, pelo povo muçulmano cham e pelos grupos de fala chinesa. Ore também para que crentes chineses do exterior venham atuar como apóstolos aos povos chineses do Camboja.
Fonte: Adaptado de MANDRYK e WALL (2017).
MANDRYK, Jason; WALL, Molly. Ore pelas nações: um guia completo de missões e intercessão pelo mundo. Tradução Emirson Justino. São Paulo: Mundo Cristão, p.156-157, 2017.