O missionário precisa crescer em diversas áreas da sua vida, para ser eficaz instrumento de Deus no campo missionário, para servir as pessoas com o amor e o poder de Deus.
Quanto de você quer crescer no espírito? Essa pergunta é muito importante, porque todo o nosso relacionamento é espiritual. Jesus disse em João 4:24: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. Isso é uma adoração no interior, no espírito por que:
- Deus é espírito;
- O diabo é espírito;
- Os demônios são espíritos;
- Nós somos espírito.
A menos que o missionário entenda o que é o espírito, que tenha uma definição clara, uma compreensão real, ele corre o risco de ficar fora do propósito de Deus, porque todo esse ambiente que nos relacionamos, o ambiente do Reino de Deus, o ambiente no campo missionário, é ambiente de espírito, é ambiente espiritual.
Qual o nosso problema? É que nascemos num mundo medido pelo tempo e espaço, no mundo da matéria, assim como um bebê que esteve nove meses no ventre da sua mãe. Nos primeiros nove meses, o bebê esteve confortável num mundo líquido, depois de uma forma violenta, através do parto, ele é expulso para um mundo de oxigênio. Muitas crianças morrem nessa mudança, por isso tem uma área da medicina que se chama “neonatologia”, que se encarrega dos recém-nascidos, para ajudar a adaptar nesse novo mundo, se essa criança não se adapta morre, mas se adapta vive.
A mesma coisa aconteceu conosco. Fomos expulsos do mundo material para o mundo espiritual quando nascemos de novo, quando nascemos do espírito, fomos tirados desse mundo material para o mundo espiritual, agora necessitamos adaptar-nos a essa nova dimensão espiritual, porque Deus é Espírito.
Tudo que fazemos agora só tem valor, só é funcional se for realizado no espírito.
Exemplos:
- Orar é uma função do espírito;
- Pregar é uma função do espírito;
- Adorar é uma função do espírito;
- Compreender é uma função do espírito;
- Discerni ambientes, pessoas, espíritos, é uma função do espírito.
Jesus disse em João 6:63: “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”. Jesus disse também em Lucas 4:18: “Espírito do Senhor está sobre mim”. Paulo fala do Espírito em Gálatas 6:25: “Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”.
Deus quer despertar as faculdades do seu espírito, o poder, o direito, a aptidão e a capacidade do seu espírito. Ele vai ativar a inteligência do seu espírito, você vai ser uma pessoa no espírito.
Nossas reuniões tem que ser no espírito, nosso serviço tem que ser no espírito. Paulo escreve aos irmãos de Corinto, “Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1Coríntios 5:4.
Há dimensões no espirito ainda não foram exploradas no espírito. A igreja hoje, e muitos missionários também, vivem um analfabetismo no espírito. Vivem totalmente na dimensão da carne. Mas não deve ser assim, pois não há funcionalidade, não há realidade fora da vida no espírito.
Moisés foi um missionário no Egito, e quando ele chegou diante de Faraó, ele jogou uma vara que estava em sua mão, e se transformou em serpente, mas os magos de Faraó fizeram o mesmo. Isso mostra o desenvolvimento dos poderes das trevas em campos missionários que se opõe a mensagem do evangelho, que se opõe ao missionário.
Só que a igreja tem o poder do Espirito que cada missionário precisa conhecer e desenvolver, para acontecer coisas impressionantes, coisas que olhos não viraram, que ouvidos não ouviram, que não subiu na imaginação humana, que estão acima da intelectualidade, e que Deus preparou para aqueles que o ama, que serve ao Senhor em sua seara.
Eu sei que o missionário pode ficar impressionado com o desenvolvimento do mundo das trevas, sabemos que o Diabo e os demônios se movem com manifestação dos poderes das trevas para se opor ao serviço do missionário. Por isso vou lhe fazer duas perguntas.
- Quem tem mais poder espiritual, os bruxos, as trevas, ou nós, filhos de Deus?
- Quem tem mais poder desenvolvido, os bruxos, ou nós, filhos de Deus?
É claro que somos nós que temos todo poder, mas, para muitos missionários, esse poder divino não foi desenvolvido, ainda é desconhecido.
Já eles, os que estão nas trevas, têm pouco poder, mas desenvolvido. Por quê? Isso porque nos tornamos pessoas tão naturais, tão carnais, tão almáticas, que deixamos de ser pessoas no espírito. Por que?
- Quando muitos missionários tem necessidades, se movem para buscar recursos no natural;
- Quando muitos missionários enfrentam dificuldades no campo, se movem para resolver no natural;
- Quando muitos missionários enfrentam afronta, se move para resolver no natural, na alma e ficam magoados;
Mas isso precisa mudar, se o missionário quer ser benção para os povos que Deus lhe enviou, ele precisa se mover no espirito, nas promessas como as de Joel 2:28 que diz “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”.
O missionário precisa entender o que Paulo disse que 1Coríntios 6:17: “Aquele que se une ao Senhor se torna um espírito com Ele”. Precisa entender que em Cristo, ele passou a ser uma nova criação em espírito, que agora tem o espírito humano recriado em Deus.
Como o missionário passou a ser depois que nasceu de novo e recebeu o Espirito Santo? Quando você pega um balão e enche com seu sopro, algo de você está dentro do balão, agora você pode falar ao balão: “balão, algo de mim está dentro de você”. Deus soprou dentro de você o Seu Espírito, ”algo de Deus está dentro de você”.
O sopro do Todo Poderoso lhe deu vida. Isso se chama ‘pneuna’, ‘espírito’. Você é um ser ‘pneumatico’, por isso chamamos os pneus de ‘pneumático’, porque estão cheios de ar. Jó 33:4, diz: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”. Deus soprou dentro de você o Seu Espírito.
Todos os seres humanos têm espírito, mas no nosso caso, o nosso espírito tem um novo significado, ele foi renascido, e não somente isso, mas, agora, o nosso espírito humano recriado se misturou com o Espírito Santo de Deus, e passou a ser um só espírito. Por isso Paulo disse em Coríntios: ‘quem se une ao Senhor, torna-se um espírito com Ele’. Exemplo: Antes você era café e o Espírito Santo era leite, os dois se misturaram e passou a ser café com leite. Você é café com leite, o seu espírito se misturou com o Espírito Santo de forma indivisível. Teu espírito recriado se converteu na morada de Deus.
Deus sempre buscou morar no homem.
- Nos dias de Adão ele morava temporariamente nas partes frescas do jardim;
- Depois Ele veio morar temporariamente no altar de pedras que Noé construiu;
- Depois Ele veio morar temporariamente no altar de pedras que Abraão construiu;
- Depois Ele melhorou sua habilitação e veio morar temporariamente no tabernáculo levantado por Moisés no deserto, no meio dos querubins de ouro, no lugar santíssimo, numa tenda coberta de peles de animais;
- Depois a presença dele encheu o templo que Salomão construiu;
- Depois habitou temporariamente no templo reconstruído por Herodes.
Mas quer saber a verdade? Deus nunca se conformou com nenhum desses lugares, até que um dia, ele chamou você, e regenerou o seu espírito, e veio habitar dentro de você, e Ele disse: ‘até que enfim cheguei em casa’.
Deus disse a Israel: “Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? É este o meu lugar de descanso? Não foram as minhas mãos que fizeram todas essas coisas, e por isso vieram a existir? Pergunta o Senhor. A este eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da minha palavra.” (Isaias 66:1,2).
Eu sei que é muito difícil entender esse assunto, mas Deus está imensamente feliz morando em você. Ele chegou em casa, Ele te criou com um só propósito, não para que você viva dentro de você, mas criou você para que Ele viva dentro de você. Nós não pertencemos a nós mesmos, e os nossos corpos é só um instrumento de justiça.
As escrituras dizem em 1Coríntios 3:16: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”. A essa altura você já devia saber disso!
Paulo disse aos Gálatas 1:15,16: “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue”.
Conclusão:
Entenda que você como missionário não pode se mover no natural, nem em sua alma, em suas emoções, se você se move nesse campo, o inimigo vai te encontrar, vai abortar sua missão, vai te frustrar. Então, você precisa compreender que você é uma pessoa espiritual, que Deus habita em você, e que agora você precisa conhecer o Deus que habita em você, desenvolver relacionamento com Ele, ouvi-lo, ser guiado por Ele e desenvolver os dons, o poder espiritual que Ele te deu, para destruir as obras do diabo e cumprir o seu chamado para a glória de Deus. Você pode descansar nEle!
_________
Pastor Edmundo Ribeiro Felix, é pastor da Comunidade Evangélica Sal da Terra em Belo Horizonte, autor de vários livros, missionário, formado em Bacharelado em Teologia e Missologia pelo Instituto Oral Roberts na Coreia do Sul, serve a Missão Nations Help. Casado, pai de dois filhos e avô de duas netas e um neto.