O desabrochar missionário no Antigo Testamento
O Antigo Testamento não contém missões, ele é por si “missões” no mundo. Compreende o propósito dominante do chamado, da vida e do ministério de Israel.
O desabrochar missionário na era patriarcal
O primeiro punhado de promessas feitas a Abraão, que talvez ainda estivesse em Ur dos Caldeus, incluiu uma promessa ao mundo: “em ti serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gn 12.3). Essa promessa e garantia são repetidas em Gn 18.19; 22.19 (cf. At 3.25; Gl 3.8). Foi transferida em Isaque (Gn 26.4) e Jacó (Gn 28.14). Juda herdou de Jacó (49.10) e tornou-se o portador do bastão de comando de Israel (49.10) e tornou-se o portador do bastão de comando de Israel, embora Levi tenha sido escolhido para o sacerdócio.
O desabrochar missionário no período mosaico
O pacto de Abraão torna Israel o povo de Deus, enquanto que o pacto mosaico torna Israel uma nação e serva de Deus. O pacto mosaico não está relacionada à salvação, nem a transformação de Israel em posse de Deus, pois estas já eram realidades no Egito. Ao invés disso, esse pacto torna Israel uma nação de posição única entre as nações do mundo, assumindo uma posição e uma missão única: ser um reino de sacerdotes mediadora entre Deus e as nações (ler Ex 19). Israel, ao fracassar, não deixa de ser povo de Deus, mas é rejeitada temporariamente como serva de Deus. Ela permanece desqualificada até que o genuíno arrependimento a restaure.
O desabrochar missionário na era de Davi
O dias de Davi introduzem em Israel um alto nível de adoração, tornando a nação uma nação de adoradores. É perceptível que a vida e o trabalho de Davi tiveram grande importância não apenas na transformação de Israel em um reino unido, mas em um centro político-religioso (Jerusalém) e uma liturgia de adoração. Dessa forma, destaca-se: (1) a mensagem e o uso dos Salmos (73 são escritos por Davi; e 175 salmos com cunho universalista, relacionado as nações do mundo) e a (2) dedicação do templo de Salomão que, não somente unificou a nação, mas na oração de dedicação do templo, Salomão foi levado pelo Espírito a anunciar a vinda do estrangeiro para orar no templo. Assim, ele incluiu o estrangeiro para que ele também pudesse encontrar uma porta aberta diante da presença de Deus (1 Rs 8.43 e 60).
O desabrochar missionário na era profética
Percebe-se facilmente que a mensagem dos profetas de Deus, em sua maioria, não somente foi dirigida para Israel, mas para as nações da época. Abordaremos mais profundamente este aspecto.
Aplicabilidade
- Eu percebo o desabrochar missionário em todo Antigo Testamento?
- Como tem sido minha vida pessoal de adoração a Deus?
- Eu tenho enxergado a vida das outras pessoas em amor?
Blog
Queremos convidar você a conhecer o Blog do pastor Leonardo Paulino, líder fundador da Nations Help. Acesse:
Referências
PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. Rio de Janeiro: Casa Bíblica das Assembléias de Deus, 2000, p. 125 – 158.