Toda a Bíblia é dotada de um caráter profético. O apóstolo Paulo escreve em sua segunda carta a Timóteo, no capitulo 3 e versículo 16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,”.
Um aspecto importante a ser ressaltado é que toda a escritura já está revelada e dela nada deve ser tirado ou acrescentado. Nos últimos versículos da Bíblia, o apostolo João faz uma severa advertência para aquele que ousar fazer alguma modificação.
Nesta revelação completa encontramos muitos aspectos proféticos, por meios de rituais, festas, personagens, sinais, sombras do que iria se manifestar e o cumprimento cabal de muitas profecias. No caráter messiânico, Cristo é revelado de muitas formas em toda a escritura desde Genesis a Apocalipse.
Podemos ver profecias muito pontuais sobre o Cristo, como em Gênesis 3:15, por exemplo. O texto diz que, da mulher, viria um descendente que iria ferir a cabeça da serpente e esta feriria o seu calcanhar. Os anúncios sobre Cristo também estão nos Salmos 2:16, 22, 23, 24, 45,110 dentre outros versos. Existem também diversas profecias no livro de Isaías, com destaque para o capítulo 53, e a precisão de tempo na profecia de Daniel, no capitulo 9, a respeito da vinda do Messias.
Há muitas profecias que já se cumpriram, outras que estão em cumprimento e ainda outras que irão se cumprir. De modo bem objetivo pode-se dizer que as profecias se resumem em dois aspectos: o lado bom da profecia, que se submeteu a vontade do Criador e o lado ruim da profecia, que rejeitou o governo dos céus. No final haverá o céu e o inferno. No livro de Hebreus, 9:27, diz que ao homem foi dado o direito de morrer uma só vez e em seguida há para este uma expectativa de juízo, céu ou inferno, os que irão estar para sempre com Jesus reinando juntamente com Ele, e os que viverão eternamente separados de Cristo.
O que vivemos hoje é o processo para o cumprimento destas profecias, e Deus comissionou Sua igreja para que estas profecias se cumpram. Isto não significa que Deus dependa de alguém para algo, mas dentro de Seu propósito eterno Ele se revelou ao homem, para que o homem O revele aos outros homens.
Há mais de 300 referências sobre a segunda vinda de Jesus somente no Novo Testamento e uma das garantias que temos sobre ela é que Ele cumpriu a sua primeira vinda:
“O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; ainda que o seu povo o rejeitou o Seu Corpo a Sua igreja O reconheceu e O recebeu e é agora chamada para O revela-lo a todos os povos.”
Em Mateus 24:14 diz: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações e então virá o fim!
Esta é uma palavra profética sobre o fim, que se apoia na pregação do evangelho a todas as nações. É inevitável que o fim venha, mas Deus o condicionou a uma ação, a uma missão, e ainda que haja indiferença por parte de muitos, ainda que muitos resistam a este chamado, o evangelho será pregado de uma maneira ou de outra, ainda que seja necessário que as pedras clamem, este evangelho será anunciado até os confins da terra, esta profecia vai se cumprir, e você: de qual parte desta profecia fará parte?
______________
Pr. Alex Coelho da Costa é casado com Natasha e pai do Josafat. Missionário, serviu na nação do Peru entre 2017 e 2024, onde ajudou na plantação de uma igreja na capital, Lima, e desenvolveu um trabalho de treinamento com pastores na região dos Andes. Atualmente, está cursando administração de empresas pela PUC.