Me chamo Ezequiel Ismé e lidero as ações da Nations Help, no Haiti, há 12 anos. Há 08, sou casado com a Guerna, com quem tenho três filhos, e quero compartilhar um pouco da minha história e do nosso trabalho como missionários com você.
E, por mais que ela comece com a dor de uma tragédia, as páginas que o Senhor tem escrito nos últimos 10 anos são de esperança e recomeço. O ano de 2010 se tornou marcante em minha trajetória por diversos motivos, principalmente porque foi nesse ano em que o meu país foi atingido por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas, feriu outras 300 mil e deixou 1 milhão e 300 mil haitianos desabrigados.
Talvez hoje eu estivesse entre aqueles que morreram, se o Senhor não tivesse decidido me livrar, através de uma dor de cabeça. Sim, uma dor de cabeça, que me fez ir embora mais cedo da aula naquele dia. Assim que cheguei em casa, o terremoto aconteceu. A universidade onde eu estudava foi completamente destruída e, além de muitos alunos, também faleceu o reitor/fundador da instituição, um homem que eu admirava muito.
Foi em um acampamento provisório, cercado por crianças vulneráveis e famílias que choravam a perda de suas casas, que eu ouvi o Espírito Santo me comunicar o meu chamado, de servir como um educador: “Você será como um pai para eles. A sua missão é ajudá-los.” Foi então que comecei a servi-los com uma mensagem de esperança, para tentar recuperar os sorrisos que haviam se perdido. Depois, passei a organizar cultos e aulas de reforço, para ajudá-los nos estudos.
2010 também foi o ano em que conheci o Pastor Leonardo Paulino. Deus o enviou ao Haiti para nos visitar e nos conectar à Nations Help. No ano seguinte, o Pr. Léo me levou ao Brasil para estudar sobre missões. Essa oportunidade mudou não somente a minha vida, mas também o meu ministério no Haiti.
Com o fortalecimento da visão da Nations Help no Haiti, não somente eu, mas toda minha família, estamos totalmente engajados em fazer com que as crianças descubram o amor de Deus por elas e também em treiná-las para que sejam líderes no futuro. Desde 2021 o Haiti vive uma guerra civil sem precedentes; O presidente do país foi assassinado e os atuais governantes são, em sua maioria, cruéis e desinteressados das reais necessidades das pessoas. Esse é um dos motivos porque temos preparado as crianças para liderar futuramente.
Fazemos isso através de treinamento bíblico semanal, reforço escolar, aulas de idiomas, financiamos a escola, os alimentamos e até mesmo celebramos os aniversários de todos. Este trabalho se estende também às famílias, é por isso que temos trabalhado para construir a nossa própria base, para abrigar todas estas atividades. Estamos em obras desde 2020, terminando o primeiro andar e nos preparando para construir mais dois, onde teremos salas de aula e dormitórios.
Nós como líderes, que acreditamos em você como parceiro, amigo e intercessor para nosso projeto de mudança de vida no Haiti, agradecemos muito. Você já plantou a semente no Haiti e o amanhã será melhor por causa de sua contribuição.
Com sua parceria e conexão, ficamos mais fortes para enfrentar os desafios de alimentar muitos diariamente, comprar livros, enviar a nova geração para a escola e construir um lugar para continuar treinando-os e ajudando cada família a crescer no entendimento de que a vida está em Jesus, não no vodú. Esta vitória será sua vitória espiritual para preparar a vinda de Jesus!
Guerna e eu agradecemos imensamente a cada um de vocês!