Conheça a linda história de superação do Samuel, a criança que, com apenas um braço, tem se tornado um habilidoso músico adorador e influenciado outras crianças e adultos no Haiti.
1 – O terremoto em 2010
Samuel Joseph é uma criança hatiana que foi resgatada aos seus 4 anos debaixo dos escombros de sua casa. Após o terrível terremoto de 2010 no Haiti, foi encontrado soterrado, quando chorava e clamava por ajuda. Algumas pessoas o ouviram e vieram para resgatá-lo. Sobreviveu, mas perdeu um dos braços, quando foi mutilado por uma das paredes que desabou sobre ele.
2 – O testemunho de vida
Em 2016, a Nations Help lançou o projeto de uma Escola de Música que foi extremamente atrativa para Samuel. Começamos com instrumentos doados por igrejas do Brasil (ver vídeo). Samuel, além de receber auxílio em sua alimentação, educação e discipulado bíblico pelo programa da Nations Help em Porto Príncipe, encontrou uma nova paixão: o desejo de tocar teclado para adorar a Deus através do louvor! Tem se tornado cada dia mais aplicado e, apesar de possuir somente um braço, se empenha no desenvolvimento do aprendizado da música e do instrumento. Nenhuma limitação paralisou seu sonho e nem robou sua esperança.
A vida do pequeno Samuel, tem assim, através do seu exemplo, esforço e perseverança, influenciado crianças e adultos no Haiti, pois quando olham seu empenho para tocar o instrumento com apenas um braço, sentem-se constrangidas pelo amor de Deus. O líder haitiano Ezechiel, responsável pelos programas de socorro da Nations Help, que envolve as crianças e suas famílias do bairro Delma 33, na capital Porto Príncipe, relatou que tem sido confrontado em sua própria vida, em seu relacionamento com Deus, quando acompanha o testemunho vivo do pequeno Samuel. Este constrangimento o tem influenciado a fazer a sua auto-análise e a questionar-se no que diz respeito sobre a forma como tem servido a Deus e aplicado seus dons, buscando fazê-lo de todo coração.
3 – Aplicação pessoal
Todos nós precisamos meditar sobre essa história. Como temos reagido diante das dificuldades e limitações? Como temos aplicado nossos dons? Como estamos gastando nossas vidas? A esperança em nosso coração continua nos impulsionando para atigirmos alvos com significância? Estamos desenvolvendo um caráter perseverante? Os acontecimentos, as circunstâncias, os relacionamentos, as perdas, as decepções, as dificuldades podem nos trazer limitações, mas nosso coração jamais pode estar limitado.
O pequeno Samuel tem crescido de uma maneira impressionante. Ele também ama a escola, ama estudar e cultivar os seus relacionamentos. Temos a grande expectativa de que seu testemunho influenciará e alcançará em amor muitas vidas para Deus. Queremos agradecer a todos que, de alguma forma, tem contribuído para a transformação da vida das crianças altamente vulneráveis nas nações.
Que Deus os abençoe de uma forma especial e que a cada dia possamos avançar com o coração igual ao do pequeno Samuel Joseph.
“Sobre tudo o que se deve quardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23)