De uma triste tenda
Desejamos compartilhar com você um milagre! Lawinsie Lajoie é uma das crianças em nossos programas de reforço escolar, nutrição e acolhimento. Ela foi escolhida com outras 16 crianças, dentre mais de 300 examinadas, para receber o apoio em 2014, quando cou caracterizado, pela análise de uma nutricionista, que ela sofria de desnutrição crônica e grave.
Após visitarmos o local onde ela morava com seus tios e avós, porque é órfã, eles também passaram a receber apoio, porque verificamos que estavam vivendo de favor em uma tenda, em uma condição absolutamente deplorável. Desde então, a Nations Help os transferiu para uma moradia que foi alugada para abrigar a família em condições mais dignas e passaram a receber alimento, para ajudar na nutrição mensal de todos, porque vimos que só comiam quando alguém dava algo a eles, além de um tipo especial de comida enriquecida para combater a desnutrição. Naquela época, os sonhos desta menina se limitavam a ganhar um chinelo que lhe foi presenteado.
Para uma nova vida
Hoje, nos alegramos em ver como as vidas de Lawinsie e de todos de sua família foram transformadas por um ato simples de amor e cuidado. É impressionante como podemos ver cada esforço e dinheiro investido em suas vidas brotar como sementes plantadas em um terreno fértil e que agora dá bons frutos. Para nós bastou acreditar que uma mudança era possível e agora vemos que até o impossível pode acontecer se você somente crer. Através da mudança para uma casa alugada, vimos que toda a família voltou a sonhar. É notável a alegria no sorriso desta menina e também como desapareceu a tristeza que carregava em seu olhar.
O acolhimento de Lawinsie e sua família fez transparecer a beleza que estava escondida debaixo dos sofrimentos em que viviam e o programa foi realmente um divisor de águas na história desta pequena filha de Deus e regou sonhos que nunca teriam chance de crescer. A jovem está se tornando, cada dia, mais inteligente e motivada a viver, sonhando em se tornar uma líder no Haiti, aprender muitas línguas, e viajar o mundo para ter a chance de aprender coisas que não pode conhecer em sua nação, e já podemos ver o início deste grande sonho se tornar realidade! Apesar de a maioria da população falar o dialeto criolo no Haiti, a disciplina preferida de Lawinsie é o francês e, com o apoio de Ezechiel e Guerna, agora poderá começar o estudo do espanhol. Depois de se inscrever para uma bolsa e fazer uma prova especial, a menina esforçada, de apenas 15 anos de idade, ganhou a oportunidade de estudar na República Dominicana durante 3 (três) meses, a partir do final deste mês, onde ficará hospedada com uma missionária haitiana que é próxima de sua família e começará seus primeiros contatos com a nova língua.
Recebemos a gratidão da família, que procurou nossos líderes no Haiti, para agradecer o grande investimento que temos feito na vida desta pequena com uma sensação de orgulho por ver alguém pegar o pouco que lhe foi dado e transformar em algo tão grande e, ao mesmo tempo, vergonha por às vezes não sermos capazes de imaginar e sonhar coisas maiores para todas as crianças que cuidamos. Só nos resta nos humilhar diante da obra maravilhosa que o amor de Deus está fazendo em sua vida e dar a ele toda a glória, porque sabemos que vemos diante dos nossos olhos, um milagre que caminha, alegremente, pelas ruas do Haiti, com o sonho em sua mente de ser enfermeira, mas que pode se tornar algo muito maior.
Enquanto Lawinsie estiver estudando espanhol fora do Haiti, sua irmã mais nova, Chalincie Lajoie, vai tomar seu lugar nas aulas de reforço escolar que foram tão bem aproveitadas por ela, algo que a família nos pediu e, claro, mais uma oportunidade que vamos dar a essas crianças tão diferenciadas e não podemos negar! A alegria de Chalincie por ser participante de nosso programa agora e vê-la orar por sua irmã com o desejo intenso e verdadeiro, pedindo a Deus que faça dela uma grande líder, nos comove e nos impulsiona a continuar.
Ver na vida dessas crianças e de sua família um resultado tão maravilhoso e até inesperado do trabalho diário que fazemos para investir na próxima geração do Haiti, dando a eles esperança e poder para realizar seus sonhos e transformar seu futuro, nos faz esquecer todas as dificuldades que vivemos na caminhada até colher estes frutos e dizer que “tudo valeu a pena”. Lawinsie nos disse um dia que seu personagem favorito da Bíblia é Josué e torcemos por mais milagres como o que aconteceu na vida desse homem, e, agora, parecem se repetir em sua caminhada. O desejo do nosso coração é que estes sejam os primeiros passos de uma grande líder que fará diferença e poderá realmente transformar o futuro do Haiti.