Após concluir a primeira parte da viagem missionária, no Camboja, partimos em direção ao Paquistão, onde estivemos entre os dias 13 e 20 de março de 2025. Com uma equipe composta por quatro pessoas — dois brasileiros (dois pastores) e dois americanos (um pastor e um cinegrafista), representando três igrejas — pudemos testemunhar o mover de Deus em meio a um cenário de grande necessidade e dor.
O Paquistão possui uma população de aproximadamente 244 milhões de habitantes, sendo um país predominantemente islâmico. Apenas 1,04% da população professa a fé cristã, colocando o Paquistão como o 8º país na Lista Mundial de Perseguição Cristã, segundo a Missão Portas Abertas.
As minorias enfrentam condições sociais extremamente desafiadoras e muitas famílias cristãs são empurradas para trabalhos árduos e precários, sem acesso à educação e vivendo em situações análogas à escravidão, especialmente nas fábricas de tijolos. Crianças são levadas a trabalhar nessas fábricas desde cedo para ajudar os pais, sem perspectivas de mudança ou acesso a oportunidades melhores.
Contemplamos de perto esta dura realidade e estas são as principais ações realizadas na viagem:
✅ Resgate e Apoio a Famílias em Situação de Análoga de Escravidão
- Conseguimos resgatar uma família que vivia em situação de trabalho forçado em uma das fábricas de tijolos, oferecendo apoio e novas oportunidades para reconstrução de suas vidas.
- Oramos por aproximadamente 500 trabalhadores em uma das fábricas, levando esperança e o amor de Deus em meio a uma realidade tão dura.
✅ Atendimento e Cuidado de Crianças em Estado Crítico
- Estamos custeando e acompanhando o cuidado de duas crianças em estado crítico de saúde, garantindo acesso a tratamento médico e suporte necessário.
✅ Investimento em Educação e Infraestrutura
- Custeamos a reforma de uma unidade escolar dentro de uma das fábricas de tijolos, proporcionando um ambiente mais adequado para o ensino e a formação das crianças.
- Essa ação é um passo essencial para romper o ciclo de pobreza e falta de oportunidades que assola as famílias cristãs locais.
✅ Treinamento e Fortalecimento Espiritual
- Participamos de três momentos de ministração da Palavra, trazendo encorajamento e direção espiritual para os líderes e trabalhadores locais.
- Realizamos um treinamento sobre adoração profética para 26 líderes, fortalecendo a base espiritual e ensinando a importância de buscar a Deus em meio à perseguição e dificuldade.
✅ Conexões e Mobilização para Povos Não Alcançados
- Estabelecemos conexões estratégicas para a expansão e mobilização a favor dos Povos Não Alcançados e o resgate e socorro de famílias e crianças no Paquistão
- Gravamos material audiovisual para o projeto Missões com Propósito, que será utilizado em treinamentos e na mobilização de novos missionários para essa nação tão necessitada.
A necessidade de continuidade desse trabalho é urgente! Muitas famílias cristãs permanecem em situação de vulnerabilidade, sem acesso à educação e oportunidades. O trabalho nas fábricas de tijolos continua sendo uma dura realidade para muitas crianças e suas famílias e a perseguição religiosa torna o trabalho missionário desafiador, mas também evidencia a importância de levar o Evangelho àqueles que nunca ouviram sobre Jesus.
Agradecemos a cada pessoa e igreja que nos apoiou em oração e em recursos.
O impacto dessa missão só foi possível graças à generosidade e ao compromisso daqueles que acreditam que o amor de Deus pode alcançar até os lugares mais desafiadores.
Durante a viagem conhecemos a família da Suneha, primeira criança paquistanesa a ingressar em nosso programa de apadrinhamento. A dívida da família foi quitada e eles estão sendo retirados da fábrica de tijolos.
Nosso objetivo, além de custear a educação da Suneha todos os meses, é alugar uma casa para a família fora do terreno da fábrica e, futuramente, presentear o pai – que está doente – com uma moto, para que ele possa trabalhar em outro lugar.
Para isso, precisamos de USD 285 mensais (U$35 para educação e U$250 para moradia). Você pode contribuir de duas formas: fazendo uma doação ou apadrinhando a Suneha. As duas opções estão disponíveis em nosso site: https://nationshelp.org
Contamos com suas orações e apoio para dar continuidade às operações de socorro, educação e fortalecimento espiritual no Paquistão.
Com amor e gratidão,
Pr. Leonardo Paulino